Categorias

Blog

Inovação e tecnologia no segmento automotivo

Publicado em 15/06/2018

O setor automobilístico vem sofrendo grande impacto a partir dos avanços da tecnologia e da inovação, cada vez mais constantes, não é mesmo? Desde a criação dos primeiros veículos e até mesmo de carro e ônibus produzidos mais recentemente, vimos um avanço monumental dos veículos, sob vários aspectos.
Neste artigo, abordaremos o impacto da tecnologia e inovação provocados na indústria automobilística e que envolvem questões ambientais, segurança, autonomia, conforto e os processos de produção. Acompanhe todos os detalhes!


Investimento em melhoria de processos
A indústria automotiva sempre correu atrás de aperfeiçoar seus processos, com menores custos e aumento de suas margens de lucro.
Então, para chegar lá, precisou investir em melhorias e racionalização de produção, com mudanças intensas a respeito de modelos de desenvolvimento de fornecedores. Assim, você pode perceber ser possível utilizar maior recurso tecnológico de apoio, que envolveu toda a cadeia produtiva.
E você deve estar se perguntando: o que viria a seguir? Bem, partindo para modelos de montagens por células e estratégias de produção mais direcionadas, houve um aumento de produtividade e redução de custos, com fortalecimento de itens de segurança para melhorias dos veículos.


Robotização e impressão 3D
O maior uso de componentes eletrônicos e da robótica permitiu à indústria alcançar um salto de qualidade e competitividade, passando a ser um diferencial, em relação aos demais segmentos industriais. Como você pode notar nos vários Salões do Automóvel pelo mundo.
A integração de sistemas permitiu ganhos em produção de:
Motores;
Chassis;
Freios;
Tecnologia de bordo;
Direção etc,
Assim, disponibilizando uma nova era para essa indústria das quatro rodas. Com tanta novidade que você, que ama carros, pode observar, a todo momento.
Você sabia que, mais recentemente, o uso intenso da tecnologia 3D tem auxiliado a montar protótipos de peças e componentes? É isso mesmo, e ainda vem reduzindo o custo de usinagem – ou seja, processo de produção da peça, que envolve vários processos técnicos.


Inovações dentro e fora dos veículos
Você pode constatar esses avanços em itens como:
Air bags;
Freios abs;
Sistemas de frenagem;
Transmissões automáticas;
Conforto;
Melhorias de capacidade de motores;
Monitoramento de ponto cego;
Controlador inteligente de velocidade;
Sistema start-stop;
Self-park;
Sensor de cansaço com avisos sonoros, entre outras facilidades.
Todos são aspectos bastante alterados pelos avanços em termos de inovação e a tecnologia.


Conectividade, sustentabilidade e autonomia
O caminho imediato da indústria automotiva está direcionado para a conectividade e autonomia dos veículos, sejam leves ou pesados.
Isso ocorre para auxiliar motoristas a dirigir com mais segurança e conforto, bem como promover princípios para melhor qualidade de vida.
Inclusive, se você perceber, a indústria vem oferecendo veículos autônomos, ainda de forma tímida, mas crescente em vários lugares do mundo. Esses veículos serão, sem dúvidas, bastante incentivados por governos e consumidores. Sobretudo porque contam com padrões de controles de poluição e são altamente conectados.


Conclusões sobre inovação e tecnologia na indústria automotiva
Como você pode ver, inovação tem sido a grande menina dos olhos da indústria automotiva. E se entre 2013 a 2016, o setor recebeu R$ 21 Bilhões, aproveitando o Programa Inovar Auto, lançado em 2012, vem mais por aí, pode esperar: em 2019, entrará em vigor o programa Rota 2030, Mobilidade e Logística.
Trata-se de iniciativa que incentivará a produção e inovações ainda maiores, visando se alinhar à 4ª Revolução industrial, direcionada a conexão física e digital entre diversos dispositivos e equipamentos, privilegiando conforto e segurança do usuário.
O que você achou sobre o artigo inovação e tecnologia no segmento automotivo? Deixe seu comentário abaixo!

Fontes:
https://canaltech.com.br/carros/inovacao-na-industria-automobilistica-estamos-prontos-para-o-proximo-seculo-39665/
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/12/1945381-setor-automotivo-investiu-r-21-bi-em-inovacao-diz-mdic.shtml
https://helabs.com/blog/a-tecnologia-por-tras-do-setor-automotivo-revisado/
http://www.logosrastreamento.com.br/rfid-cresce-no-setor-automotivo-alemao/
http://brasil.abgi-group.com/radar-inovacao/noticias/os-desafios-do-setor-automotivo-em-direcao-industria-4-0/

Compartilhe:

Concurso Cultural Orbe do Brasil

Publicado em 12/03/2018

Faça download do regulamento:  Concurso Cultural Orbe

Envie seu artigo para: marketing@orbedobrasil.com.br

Compartilhe: