Categorias

Blog

Benefícios de ter sensor de estacionamento

Publicado em 07/12/2018

A marcha ré foi apontada como a grande "vilã" dos motoristas, de acordo com um levantamento realizado pela seguradora Allianz. De acordo com os dados da empresa, 40% dos acidentes acontecem durante as manobras de estacionamento. Por esse motivo, o sensor de estacionamento também é considerado como item de segurança.
Além de proporcionar maior comodidade e agilidade durante as manobras, esse dispositivo auxilia a evitar que danos ou prejuízos sejam causados ao motorista, pedestres e passageiros. Neste artigo, mostraremos alguns dos principais benefícios de utilizar o sensor de estacionamento. Confira!


Como o sensor de estacionamento funciona


O segmento automotivo está entre os que mais investem em tecnologia e inovação. Diversos itens, acessórios, peças e produtos são desenvolvidos diariamente para proporcionar segurança, comodidade e conforto para os motoristas.
Assim também surgiu o sensor de estacionamento, um dispositivo desenvolvido para auxiliar na segurança durante as manobras de ré e dianteiras, e que indica a distância entre o obstáculo e o veículo. Os modelos podem variar, sendo que alguns tem apenas aviso sonoro, outros display no painel, e outros compatíveis com central multimídia.
O sensor emite uma frequência sonora inaudível ao ouvido humano que reflete no objeto e volta emitindo um sinal. Dessa forma, a distância é calculada através do tempo que o sinal gasta para regressar do objeto ao sensor. Instantaneamente, avisa o motorista por meio de um bip, ou do monitor, qual é a distância que o veículo está do bloqueio.
Quanto menor o intervalo entre o som emitido, mais próximo o veículo está do objeto. A média de distância considerada pelo sensor é de 150 centímetros entre o veículo e o bloqueio.


Principais benefícios de ter sensor de estacionamento no veículo


O sensor de estacionamento também identifica quando há pessoas atrás do veículo. Dessa forma, ao alertar o motorista, fica mais fácil garantir a segurança das crianças e animais, que nem sempre percebem que um veículo está em movimento.
Todos os modelos de sensor permitem que o condutor perceba a distância que o veículo está do objeto mais próximo. Dessa forma, minimiza o risco de colisão para o motorista, alertando-o sobre a proximidade. Ou seja, auxilia o motorista em garagens apertadas ou em locais com grande fluxo de pessoas, por exemplo.
A manobra de estacionamento pode ser uma prática demorada para quem já sofreu uma colisão, que não está habituado a dirigir ou não conhece o local. Com o uso do sensor de estacionamento, a manobra pode ser feita com maior agilidade e segurança.
A Orbe do Brasil conta com diversos sensores de estacionamento, entre os quais está o sensor de estacionamento via wireless, que permite fácil instalação tanto em ônibus, quanto em caminhões e que dispensa o uso de fios e cabos para conexão. O aparelho conta com display LCD, 4 sensores, sensor a prova d’água, e pode ser instalado até fora da cabine, além de outros benefícios. Conheça o produto.

Compartilhe: